Links estão sendo reupados, por enquanto no Mega, mas voltarei a upar os arquivos no 4Shared

Pokémon Mystery Dungeon - Red Rescue Team

18 de mar. de 2012


E ai galera, tudo bem? Voltando com as matérias e a minha matéria de reestreia será sobre Pokémon Mystery Dungeon - Red Rescue Team, e ai você já jogou? Não? Já ouviu falar sobre esse jogo então? Também não? Então me acompanhe nessa matéria que eu irei falar um pouco sobre o mundo desse jogo muito divertido (em minha opinião) e que todo fã de Pokémon tem que jogar.

Estarei comentando sobre alguns pontos interessantes que o jogo possui e mais algumas coisinhas, espero que gostem e tentarei não colocar muito spoilers da historia do game para que quem se interessar possa jogar sem se preocupar. É uma matéria bem extensa então recomendo se ajeitar na cadeira, pegar um suco ou café ou algo que goste de tomar ou comer e se prepare para ler. Para continuar lendo você pode clicar no titulo da postagem ou na imagem acima ou no link abaixo e tenha uma boa leitura.

Começando
Pokémon Mystery Dungeon – Red Rescue Team é mais um jogo da grande franquia Pokémon e é um RPG feito com base nos jogos do estilo Mystery Dungeon, o game foi lançado no ano de 2006 para o Game Boy Advance, mas uma versão também foi lançada para o Nintendo DS só que com o nome de Pokémon Mystery Dungeon – Blue Rescue Team, a diferença mais notável entre as duas versões é que a versão Blue tem algumas funções a mais devido as duas telas do Nintendo DS e outra diferença é que cada versão tem alguns Pokémons exclusivos. Um ponto interessante desse jogo que ao invés de você comandar um Treinador Pokémon em busca de seu sonho, você irá controlar um Pokémon e poderá conversar com os outros Pokémons.


O que é Mystery Dungeons?
Antes de prosseguir irei dar uma pequena definição e exemplos sobre jogos desse tipo ou gênero. A maioria dos jogos desse tipo foram desenvolvidos pela Chunsoft que é uma empresa especializada em jogos de RPGs e Visual Novels. Os jogos desse tipo são centrados na exploração de calabouços (mesmo às vezes o local não parecendo um calabouço como uma floresta ou uma caverna) que são gerados automaticamente a entrada do herói na Dungeon e assim o herói deverá não somente explorar, mas também lutar contra monstros, achar itens e outros objetivos dependendo do jogo. Toda a movimentação do jogo dentro das Dungeons é feito por meio de turnos (mesmo que ao se olhar não pareça tanto), ou seja, a cada ação que pode ser tanto andar, atacar ou usar um item irá permitir que aliados e inimigos possam agir e assim quando o jogador puder se mover novamente será um novo turno. Exemplo desse tipo de jogo é Chocobo’s Dungeon 2 onde você irá assumir o controle de um Chocobo (uma espécie de ave da serie Final Fantasy) e irá explorar diversas Dungeons para ajudar amigos, desvendar mistérios e entre outras varias aventuras.


Qual Pokémon você será!
Ao começar do jogo, você não irá escolher diretamente o Pokémon que irá querer comandar ao invés disso o jogador passa por uma serie de perguntas para assim definir com qual Pokémon você mais se parece e assim você terá o protagonista da historia e após escolher um nome para o seu Pokémon você irá escolher um parceiro entre vários Pokémons para lhe ajudar nas suas aventuras.


Um Pouco do Começo da Historia
A história do jogo começa com um Pokémon (que no caso será o que foi “escolhido” por você, no meu caso foi o Torchic) sendo acordado por outro Pokémon (esse no caso é o seu parceiro, eu escolhi o Pikachu). Ao acordar ele conta que na verdade ele é um humano e não tem a mínima ideia do por que de ter se tornado um Pokémon e no meio dessa conversar uma Butterfree aparece desesperada pedindo ajuda aos dois para que eles possam salvar seu filho Cartepie que se perdeu nas Tiny Woods, ao toparem o resgate se inicia a sua primeira missão e após resgatarem o pequeno Cartepie eles recebem alguns itens como agradecimento. Após esse fato ocorrer o seu parceiro irá sugerir que os dois formem uma Equipe de Resgate, essas equipes começaram a se formar devido os desastres naturais que vem ocorrendo misteriosamente. Então após montarem a equipe e estabelecerem sua base, no outro dia os dois recebem os principais itens que são o distintivo da equipe, a Toolbox que permite guardar mais itens e o jornal com informações sobre as equipes. Então com isso se inicia as aventuras de uma nova Equipe de Resgate.


Dentro das Dungeons: Ataques, Habilidades e Itens
O ponto mais forte desse jogo é claramente a exploração das Dungeons e para isso você deverá ser forte para enfrentar os diversos perigos que podem aparecer pelo caminho. Em Pokémon Mystery Dungeon você não precisa somente depender das técnicas especiais do Pokémon para poder avançar e assim tendo dois tipos de ataques que são o ataque normal e as técnicas especiais do Pokémon. Os ataques normais não tem nenhuma limitação pra uso, ou seja, podem ser usados a vontade e seu dano é razoável. As técnicas especiais são as mesmas usadas pelos Pokemons na serie de RPG tradicional (Fire Red/Leaf Green, Ruby/Sapphire, Black/White) e tem os mesmos efeitos, por exemplo, um Torchic de level 16 pode possui as técnicas Scratch, Peck, Focus Energy e Ember. Outra semelhança é que também usam o PP pra definir quantas vezes poderão usar aquela determinada técnica, essas técnicas sem duvidas tem um dano maior do que um ataque normal e podem causar status negativos nos inimigos e positivos nos aliados. Outro ponto interessante é poder juntar as técnicas, ou seja, você poderá juntar duas técnicas e quando usar uma a outra será usada logo após no mesmo turno e para fazer isso você somente precisa ir ao Gulpin Link Shop. Algo que também não pode faltar são os itens que podem te salvar em diversas horas, os itens de recuperação de HP, curar envenenamento e outros são as Berries que acostumamos muito ver na serie clássica. Alguns itens podem ser usados para atacar como as Gravelerocks ou as Silver Spikes, esses itens infligem um bom dano alem de que podem ser arremessados em Pokémons que estão bem distantes e outros itens que merecem destaque são os Ribbons que dão algum efeito especial quando são segurados por algum Pokémon esses efeitos podem ser aumento de ataque ou ataque especial ou recuperação de HP.


Pokémon Square
Acho que não podia deixar de fora, então vou comentar um pouco sobre a Pokémon Square. Nesse local você encontrará suporte para as suas aventuras, como Kecleon Shop (Loja dos Kecleon) onde você poderá comprar e vender itens para ajudar nas explorações, ou novas técnicas para os Pokémons. No Felicity Bank (Banco da Felicidade) um Persian irá lhe ajudar guardando seu dinheiro para caso você fracasse em alguma exploração ou missão você não perderá todo o seu dinheiro somente o que estava com você. Na Gulpin Link Shop (Loja de Golpes do Gulpin) você terá suporte para suas técnicas especiais assim podendo juntá-las por 250 Pokés (você pode juntar quantas técnicas desejar) e também pode reaprender uma técnica que você já teve que esquecer para aprender outra. No Kangaskhan Storage (Armazém Kangaskhan) você poderá guardar diversos itens que você achar nas Dungeon e também retira-los quando desejar e é um serviço gratuito. O Wigglytuff Club (Clube da Wigglytuff) você poderá comprar as Friend Areas que irei comentar a seguir.


As Friend Areas e Recrutamento
As Friend Areas são um ponto muito importante, pois são neles que novos membros da sua Equipe de Resgate iram viver. Elas podem ser adquiridas sendo compradas da Wigglytuff, na primeira vez ao ter contato com ela você irá receber as seguintes áreas de graça: Wild Plains, Mist-Rise Forest e Power Plant. Após comprar uma especifica Area você pode recrutar Pokémons que possam viver lá, mas para recrutar um Pokémon será necessário que você o derrote numa Dungeon e que ele fique admirado por sua Equipe e assim ele irá pedir para se tornar um novo membro e o que irá faltar é a escolha do jogador. Após recruta-los há a oportunidade de poder fazer visitas a eles através das Friend Areas para assim poder conversar com eles, entregar-lhes Gummies, verificar status e técnicas ou para coloca-los na equipe.


Gummies
As Gummies são outro fato interessante. Existem vários tipos de Gummies e cada uma delas representa um tipo de Pokémon (Yellow Gummy – Pokémons Elétricos, Sky Gummy – Pokémons Voadores) e ao dar uma Gummy que combine com o tipo do Pokémon ele ira ganhar pontos de inteligência e com isso poderão aprender novas habilidades que são obtidas ao alcançarem uma certa quantidade de QI, exemplos são: Item Catcher (o Pokémon pode pegar e segurar itens que forem arremessados) e Item Master (o Pokémon irá usar ou arremessar o item que está segurando). Habilidades de QI são divididas em grupos e assim, portanto uma Habilidade de cada grupo pode ficar ativa por vez.

Resgates: Missões e Ranking
O Rank de uma Equipe de Resgate irá definir o quanto forte ela é e o quanto ela é famosa. O Rank inicial é o Normal e para conseguir subir de nível a Equipe terá que realizar missões. Há diversos tipos de missões como, por exemplo, resgatar Pokémons perdidos ou que ficaram presos, achar itens perdidos ou achar um determinado item para um cliente, entregar itens dentro das Dungeons, escoltar Pokémons e entre outras. A cada missão concluída sua Equipe irá ganhar algum item ou dinheiro (Poké) ou os dois como recompensa e, além disso, ela irá ganhar pontos e esses pontos serviram para que a sua Equipe possa subir de nível. Para conseguir missões você deverá ir até o Bulletin Board que fica perto do Pelipper Post Office.


Makuhita Dojo
Outra maneira de deixar os Pokémons fortes é indo até o Makuhita Dojo. Nesse local você poderá enfrentar Dungeons com somente um tipo de Pokémon, ou seja, você poderá escolher treinar em uma Dungeon onde somente terá Pokémons do tipo aquático. As Dungeon têm pouquíssimos andares e no final a Equipe terá que enfrentar alguns Pokémons mais fortes dos que tinham nos andares anteriores, após vencer a Equipe volta até o Dojo, e então na frente do nome da Dungeon ficará uma estrela significando que a exploração e o treinamento daquela Dungeon foram concluídos, mas nada lhe impede de voltar, ou seja, pode ir à mesma Dungeon para treinar varias e varias vezes.


Pelipper Post Office
Neste local você poderá enviar e receber cartas de outros jogadores ou então cartas através de Passwords. Por meio da conexão a cabo do Game Boy Advance você poderá ajudar ou ser ajudado por seus amigos ou conhecidos. Quando uma Equipe de Resgate falhar em uma Dungeon essa Equipe pode enviar um SOS Mail e assim esperar por um A-OK Mail e com isso o jogador poderá a voltar a jogar onde estava antes de ter fracassado e sendo assim ele poderá enviar um Thank-You Mail que serve para agradecer pelo resgate. Alem disso são os Pelippers que são responsáveis por entregar Jornais com informações para as Equipes e também missões e para conferir é só checar a sua caixa de correio e esperar por boas novas.


Espero que tenham gostado (espero que alguém tenha lido tudo isso) e deu um pouco de trabalho para fazer, mas foi muito bom poder escrever uma matéria como essa novamente e que é a minha cara, ou seja, uma matéria gigante com o máximo de informação possível. Se você não jogou Pokémon Rescue Team é uma boa oportunidade para começar e vai começar já sabendo bastante sobre o jogo, espero também que a matéria não tenha ficado confusa, mas estou adotando um novo estilo e estou dividindo o assunto agora por títulos e subtítulos, então espero que não tenha ficado ruim. Agradeço a todos que leram e que possam me ajudar divulgando um pouco do meu trabalho, você também pode me ajudar curtindo a página da USS Club no Facebook, então por enquanto é isso e até.

2 comentários:

  1. E seu primeiro comentário DESTA postagem está aqui. Eu mesmo já fechei esse jogo e sou louco de paixão por ele, é divertidíssimo. Eu acabei sendo um Mudkip e meu parceiro sendo um Pikachu e com isso nós dois fechamos o jogo, eu fiquei feliz e depois eu pude evoluir (no fim de tudo) Mas é muito legal, adorei. Gosto da sua forma de escrita, organização e tudo mais. Continue assim, você é o único gamer que eu respeito, meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jogo é extremamente viciante, falta pouco pra mim terminar ele com um bom rank e um bom level, mas estou com preguiça de jogar devido a falta de tempo, valeu pelo comentario e obrigado pelas palavras (fico até meio sem saber o que dizer).

      Excluir

 
© 2012 USS Club - Todos os Direitos Reservados | Design por RKS