Small Obs. XD: A materia é muito boa so que não tem praticamente nada de imagem nela XD então se começar a ficar chato leia um pedaço hoje, outro amanhã, outro quando estiver sem nada pra fazer e por ai em diante XD
Como criar um personagem de anime de bolso
(Com plots de bolso, também)
Por Alexander Lancaster, Lifepath original por Mike Pondsmith
No ano de 1984, o escritor de RPG Mike Pondsmith concebeu um dos primeiros livros do gênero a abortar o rico universo dos animes e mangás (focado basicamente nos animes de mecha, que eram a preferência popular naqueles tempos pré-popularidade dos golpes e técnicas especiais de combate). Em sua terceira edição, dez anos depois o jogo virou uma das perolas dos RPGs de anime (então já razoavelmente bem representados com outras opções, como o popular BESM).
Contou pontos para isso um sistema de criação de personagens que em si pode ser tão divertido quando o próprio ato de jogar, chamado de Lifepath (traduzido como Fluxovida em outro jogo da editora, Cyberpunk 2020, este publicado em nossas terras sem grandes resultados: vamos chamá-lo assim, mesmo que a tradução seja terrível).
E como dificilmente veremos este material em nossas terras um dia, especialmente porque o jogo em si já é antigo, conta com pouco material de apoio, e mechas não são, infelizmente, preferência popular como foram um dia, vamos apresentar aquilo talvez seja uma das melhores apropriações de clichês e tramas recorrentes em animes não só di gênero mecha, mas de muitos outros exemplos que de memória vocês perceberão muito bem. Assim, sem mais delongas, orgulhosamente apresentamos...
Começando...
Um pouco sobre o jogo, Mekton Zeta corresponde à terceira e muito mais bem acabada edição do jogo Mekton (o jogo de 1984 foi chamado Mekton, pura e simplesmente, e a segunda edição, de 1987, Mekton II). Essencialmente, os dois primeiros jogos eram exclusivamente voltados ao gênero de mecha e combinavam RPG ao jogos de estratégia (wargames), com regras de combates voltadas ao velho tabuleiro com células de seis lados. Eu diria que eram mais wargames com o opcional de interpretação do que um RPG em si.
O gancho da mudança foi um suplemento do Mekton II chamado Operation Rimfire. Se valendo do cenário conhecido como Algol (que apresenta um planeta dividido em duas grandes forças rivais entre si forçadas a colaborar por conta de uma invasão de... aliens sauróides), que até então foi um dos dois mundos oficiais da casa (o outro era Imperial Star, misturando sem muita eficiência mechas a um gênero space opera mais tradicional em termos americanos). Rimfire marcou uma espécie de caída de ficha na cabeça de Pondsmithe e companhia. Menos wargame e mais voltada a interpretação, melodrama e personagens – justamente o que é sangue de estética – ele serviu como base para a reformulação de todo o jogo na sua edição seguinte.
Mekton Zeta, a terceira edição do jogo, passou a ter regras (um pouco) mais flexíveis, mas seu grande mérito passou a ser justamente o detalhamento do modus operandi de criação de ganchos de audiência, uma historia longa para animação – e seu uso na construção de plots. Sério. A definição de anime usada para termos de jogo, inclusive, é bem interessante em muitos aspectos: “Anime é uma descrição traiçoeira para qualquer gênero. Não é um cenário ou uma ambientação em si, mas um adjetivo descritivo, capaz de modificar outros gêneros.” Por esse viés, pode se falar de filtro estético: não importa se é fantasia, ficção cientifica, drama urbano, romance, comedia; sob esse filtro, qualquer coisa pode ser anime ou mangá. Para nós, isso basta. E para fins de jogo, idem: não adianta termos todos os arquivos de Lodoss em mãos: se os jogadores não entrarem no espírito do cenário, não fará diferença entre joga Lodoss ou em um Dragonlance da vida. Ou, como bem definiram, não é uma campanha de jogo: é uma serie de televisão. Tanto que o segundo volume, Mekton Zeta Plus, não apenas expandiu a parte de mechas como era de se esperar, mas deu ganchos para a adaptação do sistema para outros gêneros populares, como fantasia e paranormalidade. O importante agora era a interpretação.
Daí o Fluxovida: ele é uma ferramenta que não substitui a interpretação, mas serve para criar personagens com um razoável grau de profundidade, histórico e personalidade, dentro das necessidades de cenário (da mesma forma que um bom personagem de quadrinhos nas mãos de um escritor mequetrefe tem seu potencial jogado no lixo).
Para aproveitar melhor a brincadeira
Muito dos dados levantados na planilha são meio vagos, mas isso é feito em nome de uma certa personalização necessária a cada cenário – e a cada jogador. Mas também é inspirado em lugares comuns dramáticos que acompanhamos durante anos na animação japonesa – e por isso mesmo a quantidade de personagens familiares que surgirão dos dados que virão será assustadora.
O Mekton Zeta é jogado através do sistema interlock, o mesmo do Cyberpunk 2020, jogado com dados de dez faces, mais de seis faces para calculo de dano. O Fluxovida não foge à regra, mas como a maioria dos leitores da revista não são necessariamente jogadores de RPG, fizemos uma adaptação para que ele pudesse ser montado com dado de seis lados, desses que podem ser comprados em qualquer armarinho. Criar um personagem de anime parece fácil, não?
As tabelas a seguir assumem que você é um daqueles heróis adolescentes iniciantes, tipo o Amuro Rei de Gundam ou aqueles cinco BackStreet Boys de Gundam Wing. Para fins de jogo, você é um personagem de dezesseis anos e ponto final, mas vamos assumir que falamos de personagens de quatorze anos – o padrão nos animes de hoje.
Tabela A: Dinheiro e Família
Isso é uma medida do quão bem nascido e com boas relações você é. Isso também determina sua caixa inicial e o status social da sua família. Reparem que cada cenário tem seu próprio sistema de classes: um cenário onde não existem servos em termos feudais ou escravos pode ter uma classe abaixo da operaria, beirando a miséria (ou o operariado pode ser miserável).
Jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero. Se o resultado for onze ignore:
1. Escravo/Pobre
2. Servo/Pobre
3. Trabalhador Braçal/Classe Media Baixa
4. Trabalhador Não Braçal/Classe Media Baixa
5/6. Trabalhador/Classe Media
7. Executivo/Classe Media
8. Vice-Presidente/Classe Meda
9. Nobre/Rico
10. Alta Nobreza/Rico
Vá para a Tabela A2
Tabela A2: Situação Familiar
Para determinar sua situação familiar, jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero. Se o resultado for onze, ignore:
1– 4. Algo aconteceu a um de (ou a ambos os) seus pais. Vá para Tabela A3
5-9. Seus pais vivem e estão bem. Vá para Tabela B
10. Há algo de muito especial sobre seus pais. Vá para Tabela A4
Tabela A3: Destino Paterno
Para descobrir o que aconteceu a seus(s) pais(s) jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero. Se o resultado for onze, ignore:
1. Seu(s) pai(s) morreram na guerra
2. Seu(s) pai(s) morreram em um acidente
3. Seu(s) pai(s) foram assassinados
4. Seu(s) pai(s) tem amnésia e não reconhecem você
5. Você nunca conheceu seus pais
6. Seu(s) pai(s) desapareceram
7. Seu(s) pai(s) estão ocultos para proteger você
8. Seu(s) pai(s) desertaram para o outro lado
9. Você foi criado por outros parentes. E nem idéia de onde possam estar seus pais verdadeiros
10. Você cresceu nas ruas
Vá para a Tabela B
Tabela A4: Mistérios Paternos
O que há de tão especial sobre seu(s) pai(s)? Jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero. Se o resultado for onze, ignore:
1-2. Seus dois pais são espiões infiltrados do outro lado
3-4. Seus pais estavam envolvidos em um projeto militar altamente secreto, e agora fogem do governo
5-6. Seus pais simplesmente não tem nada mais a ver com você
7-8. Seus pais simplesmente desapareceram, os dois. Sua casa foi deixada vazia, e agora você é uma na entidade – tecnicamente você não existe
9-10. Seus pais são espiões, e agora vivem na nação inimiga
Tabela B: Estado Familiar
Para definir a situação geral de sua família, jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero, se o numero for onze, ignore:
1-6. O status da família restante é bom. Mesmo com os pais mortos ou desaparecidos. Vá para a Tabela E
7-10. A situação da família restante é péssima e você pode ferrar com tudo de vez. Vá para a Tabela C
Tabela C: Crise Familiar
Qual é o problema? Jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero, se o resultado for onze, ignore:
1. Sua família perdeu todas as terras e títulos graças à traição de um parente próximo
2. Sua família perdeu todas as terras e títulos graças à má administração
3. Sua família foi exilada de casa; você só retornou graças a um indulto
4. Sua família foi aprisionada, e só você escapou
5. Sua família desapareceu, e só resta você
6. Sua família foi assassinada, e só resta você
7. Sua família perdeu tudo quando sua fortuna entrou em colapso; agora vivem todos na rua
8. Sua família desapareceu, ponto
9. Sua família desapareceu em meio à guerra
10. Sua família foi destruída em um acidente (?). Aqueles não mutilados ou aleijados pela vida inteira foram assassinados.
Vá para a Tabela D
Tabela D: Objetivos de Família
Seus objetivos na vida, tanto quanto concerne à sua crise familiar, são... sim, você já sabem: jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero, se for onze, ignore – ou escolha o que achar mais conveniente de acordo com os dados anteriores.
1-2. Limpar seu nome
3-4. Tocar a vida para frente e esquecer tudo
5-6. Caçar o culpado e fazê-los pagar
7-8. Tomar o que é seu por direito
9-10. Salvar, se possível, o que resta da sua família
Tabela E: Irmãos
Você talvez de um a cinco irmãos (nota quem transcreve: Originalmente eram sete, mas isso da uma dor de cabeça tão grande que aqui fizemos uma pequena modificação para cinco. Quem preferir criar e lidar com sete coadjuvantes, que fique a vontade). Jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero – ou escolha o que achar mais conveniente de acordo com os dados anteriores: de 1 a 5 o resultado inicia o numero de irmãos que você tem; de 6 a 11 significa que você é filho único...
Role um dado de seis faces para gênero: impar, homem; par, mulher.
Role dois dados de seis faces para a idade de seus irmãos em comparação a você:
2-6. Mais velho
7-11. Mais jovem
12. Gêmeo
Para cada irmão/irmã, escolha ou role 2D6 para definir os sentimentos dele/dela em relação a você:
2-3. Ele não gosta de você
4-5. Ele gosta de você
6-8. Ele é neutro em relação a você
9-10. Ele te idolatra
11-12. Ele te odeia, mesmo, de verdade, que te ver ferrado!
Vá para a Tabela F
Tabela F: Amigos
A maior parte dos seus amigos vem de seus tempos de escola, mas alguns podem ser mais do que simples estudantes. Role 1D6: Assim saberemos quantos amigos você tem de inicio. Para cada amigo role 1D6: Par, homem; impar, mulher. Jogue 2D6 em seguida de acordo com o numero de amigos, para que você saiba quem são eles.
2-3. Um velho amigo de escolha
4-5. Alguém que cresceu ao seu lado
6. Um professor ou mentor
7. Uma ex-namorada (o) (role novamente caso o personagem tenha o mesmo sexo que você. A menos que isso seja Utena, Gundam Wing nas mãos de garotas fanfiqueiras ou outra coisa desse naipe, mas aí é problema seu.
8-9. Como um (a) irmã (o) mais novo (a)
10. Como uma figura materna ou paterna
11. Como um (a) irmã (o) mais velho (a)
12. Um parceiro (a) ou Colaborador (a)
Vá para a Tabela G
Tabela G: Inimigos
Sim, é tanto improvável na sua idade, mas e daí? Estamos cansados de ver garotos adolescentes fazendo inimigos mortais que durarão pelo o resto de sua vida. Você fará dois rolamentos de dados, um para determinar se o seu inimigo existe, outro para ver que tipo de inimigo é. Role 2D6. Se o numero for 12, você terá um inimigo. Em seguida jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero, se o resultado for onze, ignore – ou escolha o que achar mais conveniente de acordo com os dados anteriores. Esse inimigo é...
1-4. Um antigo amigo
5. Um parente
6. Um oficial do governo
7. Um completo estranho para você
8. Uma ex-namorada (ex-namorado se você for mulher, claro)
9-10. Alguém do “outro lado”
O ódio entre vocês começou quando...
1. Ele causou a morte de alguém que você ama
2. Você causou a morte de alguém que ele amava
3. Um causou ao outro uma grande humilhação
4. Um causou ao outro um dano físico permanente
5. Um desertou ou traiu o outro
6. Um causou ao outro aprisionamento
7. Vocês eram rivais românticos
8. Um destruiu o plano do outro
9-10. É um mistério para você (o mestre do jogo decide, mas você não tem nenhuma idéia de porquê aquele desgraçado te odeia tanto)
Quem odeia quem? Jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero. Se o resultado for onze, ignore – ou escolha o que achar mais conveniente de acordo com os dados anteriores.
1-4. O outro te odeia
5-7. Você o odeia
8-10. O sentimento é mútuo
Caso vocês se encontrarem face a face, a parte que sofreu injuria irá provavelmente...
1-2. ...entrar em fúria e tentar matar o outro
3-4. ...evitar o outro
5-6. ...causar no outro uma injuria, mas de modo indireto
7-8. ...ignorar o outro
9-10. ...atacar verbalmente o outro
Vá para a Tabela H
Tabela H: Vida Romântica
Pensou que iria escapar? Isso é um anime, lembra? Território de lágrimas que brilham como os refletores, de garotas que se apaixonam por inacreditáveis panacas e contam com amigas que sempre ajudam (e parecem morar na sua casa), de rapazes travados que por mais heróicos que sejam parecem não saber o que fazer quando uma mulher senta no seu colo... vocês entenderam. Alguns, entretanto, tomam vergonha na cara e agem como homens – mas quando isso acontece antes do desenho em si, é porque algo errado está fadado a acontecer, se é que já não aconteceu. A tabela a seguir é para um romance realmente serio algo que vai ser carregado pelos anos que virão – ta, a gente sabe que romances tão dramáticos nessa altura da vida só costumam acontecer em novela das oito, e... em animes. Enfim, jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero. Se o resultado for onze, ignore – ou escolha o que achar mais conveniente de acordo com os dados anteriores.
1-3. Você está envolvido em um romance. Vá para a Tabela H1
4-7. Você está completamente disponível. Vá para a Tabela H2
8-10. Você está se recuperando de tragédia no seu passado romântico
Vá para a Tabela H3
Tabela H1: É o amor...
Encalhado você não está. Ela/ele é o seu primeiro amor de verdade em sua jovem vidinha, mas, como de costume, nada é perfeito. Jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero. Se o resultado for onze, ignore – ou escolha o que achar mais conveniente de acordo com os dados anteriores.
1. Os pais (ou amigos) da sua amada (ou amado) te odeiam
2. Seus pais (ou amigos) a/o odeiam
3. Um de vocês tem um rival romântico
4. Vocês estão separados de alguma forma
5. Vocês brigam o tempo todo (mas faça isso divertido!)
6. Um de vocês é patologicamente ciumento
7. Você desconfia que sua/seu amada (o) anda te pondo um par de chifres
8-10. Tudo está indo muito bem (por enquanto...)
Vá para a Tabela I
Tabela H2: No seco
Você talvez não tenha encontrado a pessoa certa ainda, mas isso não quer dizer que você não esteja à procura de um! Jogue 2D6 (dois dados de seis faces) e subtraia um numero. Se o resultado for onze, ignore – ou escolha o que achar mais conveniente de acordo com os dados anteriores.
1-2. Você dá em cima da primeira pessoa mais interessante do sexo oposto a aparecer em seu caminho
3-4. Você espera pela certa (usualmente isso quer dizer que você deixa o bonde passar, mas enfim...)
5-6. Você não tempo para perder com romance (e por algum motivo isso costuma ser o chamariz para as meninas. Os meninos costumam não se amolar e partir para outra)
7-8. Você apenas não quer nada sério
9.10. Sexo? Romance? Que é isso?
Vá para a Tabela I
Tabela H3: Romance Trágico
Vamos ao festival de frases feitas: você conheceu a felicidade um dia, mas ela foi arrancada da sua vida. O destino cruel enterrou uma faca no coração da sua alegria (nota minha: Eu apenas parti do texto do Pondsmith e adaptei uns pedacinhos; não fui eu quem proferiu essas frases, OK? Obrigado)! (Esse resultado precede um 3 na TABELA DE PERSONALIDADE). Para ver o que aconteceu a seu amor, jogue 2D6 (dois dados de seis lados) e subtraia um numero. Se o resultado for onze, ignore – ou escolha o que achar mais conveniente de acordo com os dados anteriores.
1. Ela/ele foi morta/o em uma ação militar
2. Ela/ele foi morta/o em um acidente
3. Ela/ele misteriosamente desapareceu
4. Ela/ele morreu em um acidente suspeito
5. Ela/ele te deixou sem explicações, com ordem de jamais revê-lo/a novamente
6. Ela/ele foi seqüestrada/o ou aprisionada/o
7. Ela/ele comeu suicídio ou enlouqueceu
8. A sociedade separou vocês dois
9. Ela/ele passou para o outro lado
10. Ela/ele te pôs um par de chifres e se mandou como outra figura
Vá para a Tabela I
Tabela I: Físico e Personalidade
Use as tabelas a seguir só para ajudar você a decidir como o seu personagem parece e age. Você só deveria rolar essa tabela caso queira determinar a informação sobre amigos, inimigos e amantes. Fora isso, você sempre deveria escolher toda a informação relativa a seu personagem. Role 2D6 (ou escolha)
Cor do cabelo
2. Vermelho
3. Azul
4. Verde
5. Louro
6-7. Negro
8-9. Castanho
10. Laranja
11. Púrpura
12. Branco ou Prateado
Corte de Cabelo
2. Reco
3. Longo e Liso
4. Curto e Espetado
5. Mecha sobre um olho (não me pergunte como é que eles mantêm o senso de profundidade da visão)
6-8. Curto
9. Longo e Encaracolado
10. Longo e Espetado
11. Curto e Encaracolado
12. Desgrenhado
Cor dos olhos
2. Azuis
3. Verdes
4. Prateados/Cinzentos
5. Rubi
6-8. Castanhos/Negros
9. Cor de Âmbar
10. Dourados
11. Violetas
12. Sempre mudando
Sua personalidade
2. Tímido e reservado
3. Angustiado, Anti-Social, Violento
4. Arrogante, Orgulhoso, Metido a Besta
5-6. Temperamental, Cabeça Quente, Impulsivo
7. Amistoso e fácil de se lidar
8. Nervoso, Inquieto, Irritadiço
9. Serio e Estável
10. Desmiolado e Cabeça-de-vento
11. Ardiloso e Traiçoeiro
12. Intelectual e Distante
A coisa mais importante para você é...
2. Dinheiro
3. Honra
4. Sua palavra
5. Honestidade
6. Conhecimento
7. Vingança
8. Amor
9. Poder
10. Viver a vida
11-12. Amizade
Sua posse mais valiosa é...
2-3. Uma arma
4. Uma ferramenta
5. Uma peça e roupa
6. Uma fotografia
7. Um livro ou diário
8. Uma recordação
9. Um instrumento musical
10. Uma peça de joalheria
11. Um brinquedo
12. Uma carta
A pessoa que você mais valoriza no mundo
2. Seus pais (ou apenas um deles)
3. Um irmão ou irmã
4. A sua amada (o)
5-6. Um amigo
7. Você mesmo
8. Um animal de estimação
9. Um professor ou mentor
10. Uma figura publica
11. Um herói pessoal
12. Ninguém
Bem, gente, por enquanto é só isso. Há também, no jogo, fluxovida complementar, que diz respeito a personagens com mais de 16 anos. Isso porque em Mekton Zeta as coisas funcionam dessa maneira: Você começa com 16 anos e evolui duas vezes mais rápido do que os experientes. Com mais de 16 anos, você já é experiente e por isso começa com mais habilidades e pericias acumuladas em sua vida, mas evolui mais lentamente... e todo mundo sabe que o papel dos experientes é justamente dar apoio aos novatos enquanto eles evoluem, para depois acabarem morrendo, porque sua função na historia já acabou. Lembre-se do bom e velho Roy Fokker em Macross, ou de Ghim em Lodoss. Um clichê é um clichê, mas ninguém pode negar que ele funciona.
Agora é com vocês: Divirtam-se!
Um pequeno exemplo
Para que ninguém pense que é um exagero essa idéia de que se possa esquematizar tão facilmente um personagem de anime, pretendíamos fazer um pequeno levantamento do que poderia ter sido se alguns personagens famosos saíssem dessas tabelas. Como o espaço é curto, escolhemos apenas um. Se preferiam tirar a duvida com outro personagem, não se preocupe – seguir a trajetória dos plots recorrentes é fácil e com certeza boa parte das combinações que se repetem em diversos animes pode ser localizada nessas tabelas.
1. Sasuke Uchiha (Naruto)
Tabela A: 5/6 (Trabalhador/Classe Media);
Tabela A2: 1-4 (Algo aconteceu a um de (ou a ambos) seus pais);
Tabela A3: 3 (Seu(s) pai(s) foram assassinados);
Tabela B: 7-10 (A situação da família é péssima e você pode ferrar com tudo de vez);
Tabela C: 6 (Sua família foi assassinada, e só resta você);
Tabela D: 6 (Seu objetivo no que concerne à crise familiar é caçar o culpado e fazê-lo pagar)
Tabela E: 1, 2-6 (Irmão – numero impar nos dados para definir gênero – MAIS VELHO); 11-12 (Ele te odeia, mesmo);
Tabela F: Três amigos no D6: 12+numero par (Naruto); 12+numero impar (Sakura); 6+numero par (Kakashi);
Tabela G: 12 (Ele tem um inimigo): 5 (Um parente); 1 (Ele causou a morte de alguém que você ama); 8-10 (O ódio é mutuo); 1-2 (Caso vocês se encontrem face a face, a parte que sofreu a injuria irá provavelmente entrar em fúria e tentar matar o outro);
Tabela H: 4-7 (Você está completamente disponível); 5-6 (Você não tem tempo para perder com romance);
Tabela I: 6-7/3 (Cabelos Negros, (um pouco) longos e lisos); 6-8 (Olhos negros); 3 (Angustiado, Anti-Social, Violento); 7 (A coisa mais importante na sua vida é a vingança); 2-3 (Sua posse mais valiosa é uma arma (Sharingan) ); 7 (A pessoa que você mais valoriza no mundo é você mesmo).
A quem interessar possa...
Se você lê inglês, joga RPG, tem acesso a livros importados, e está disposto a torrar uma graninha, eis aqui o caminho das pedras para quem se interessou pelo Mekton Zeta:
Mekton Zeta
O básico. Sem ele você não joga. Oferece a possibilidade de você construir de forma genérica o seu próprio cenário de mechas, construindo seus próprios robôs – com tanta precisão que é possível avaliar sem duvida quem venceria o combate entre o Valkyrie pilotado por Rick Hunter e o Gundam pilotado por Amuro Rei. Entretanto, construir mechas do zero exige tempo e uma paciência de Jó – tanto que o livro sabiamente tem vários templates para emprestar para o seu cenário. Oferece dois mundos de jogo – herança do velho Mekton II. Se for para começar a bolar uma aventurazinha curta um pouco que se tem, evite o Imperial Star e arrisque o Algol, que lembra muito os antigos animes de mechas dos anos oitenta. Infelizmente as atuais edições não tem mais as belas capas pintadas de Yuji Kaida, responsável pelas ilustrações das embalagens dos model kits de Gundam, mas nada é perfeito.
Mekton Zeta Plus
Obrigatório para mestres e para quem queira jogar em cenários que não se envolvam mechas. Apesar de sua maior parte expandir a níveis astronômicos as possibilidade de seus robôs gigantes – a de aumentar a níveis mais astronômicos ainda o poder de fogo de suas campanhas (digamos que se com o básico você poderia fazer um Gundam ou Macross da vida, com o Plus você pode chegar aos níveis exagerados de um Patrulha Estrelar, com suas armas destruidoras de planetas que cruzam o espaço destroçando tudo) – também permite adaptações para outros cenários, como fantasia; apresenta regras para psionicismo; e, diacho, com a regra dos multiplicadores de custo e das esper lens para super psiônicos, um mestre esperto pode fazer uma campanha de golpes especiais sem o menor susto. ;)
Mekton Wars 1: Invasion Terra e Mecha
Manual 2: Invasion Terra Files
Se você sentir que precisa de um cenário pronto, ao invés de ter que ter a trabalheira de construir tudo do zero, invista uns tostões e pegue esses dois de uma vez. Invasion Terra é o cenário que abre as primeiras (e empolgantes) paginas iniciais do livro básico, e que, num ato de péssimo planejamento, não foi apresentado como um dos mundos de jogo incluídos neste. Talvez nem existisse – mas causou melhor impressão do que Algol e Imperial Star. Vai saber. Em todo caso. O Mecha Manual 2 (o primeiro Mecha Manual foi dedicado a Algol nos velhos tempos do Mekton II) traz toda a parafernália tecnológica que você vai precisar em seu jogo de Invasion Terra. O mais divertido é constatar que esse cenário saqueia desavergonhadamente e com a maior cara-de-pau do mundo todo um universo de animes de mecha pré-Evangelion (com predominância visível de Macross e do Gundam clássico) e tudo funciona redondinho, mesmo assim.
Mekton Tactical Display
O escudo tem as tabelas necessárias – mas elas já vem impressas no corpo do livro básico, sejamos honestos. Escudo com tabelas fica muito mais à mão em um jogo onde elas são partes da diversão, é verdade, mas o que torna o material obrigatório é um pequeno tesouro que vem incluído no pacote: o minissuplemento Mekton Zeta: The Movie, onde são apresentadas regras para combates de massa nos moldes de series como Gundam – e essas regras são um fator descomplicante e tanto para quem quer ir diretamente ao ponto na hora de jogar, mais uma minicampanha pronta em três sessões.
Ainda é possível encontrar suplementos de Mekton II como o velho Operation Rimfire, que pode gerar uma boa campanha: entretanto, as regras mudaram brutalmente e o grau de conversão necessário para quem não tiver o mínimo conhecimento do antigo sistema é no mínimo... desestimulante. Há outro cenários nas atuais regras como Starblade Battalion – um possível futuro, com robôs gigantes e exploração espacial, do cenário do RPG Cyberpunk 2020 (que só é do gênero); e Quicksilver Blues, cujos criadores pularam fora e reaproveitaram o cenário em outro jogo; mas entre estes e Invasion Terra, prefira este ultimo.
Quanto a material gratuito na net recomendamos o Mekton Alpha, baixavel em HTTP://www.mektonzeta.com (site criado por fãs que contem sob permissão oficial, arquivos como este para dowload; tem um bocado de conversões e regras opcionais interessantes na seção resources) e que oferece uma versão simplificada do sistema, pronta para jogar rapidamente; lembrem que é um site de fãs, ilustradas por artes meio tosquinhas, mas é uma das melhores fontes de Mekton online. Outro altamente recomendável é o Project Nemesis, tocado pelo mesmo Mark Chase que fez a popular versão de Lodoss para o sistema Fuzion; nele você encontra conversões interessantes para Neon Genesis Evangelion, Detonator Orgun, Macross/Robotech e outros animes.
Agora é pegar os dados e ir em frente.
Materia publicada na Revista NeoTokyo de Edição numero 16
Materia traduzida do Lifepath original do grande escritor de RPGs Mike Pondsmith
Materia traduzida por Alexander Lancaster
Eu tenho a revista e não sei onde está, então pesquisei e encontrei seu blog. Valeu‼
ResponderExcluirQuer dizer, o Google mostrou seu blog.
Excluir