Links estão sendo reupados, por enquanto no Mega, mas voltarei a upar os arquivos no 4Shared

Materia - Yonkoma (4-koma)

7 de jul. de 2010

Yonkoma (4-koma, 4コマ漫画)

Yonkoma o que ser isso? É de comer? Se você não sabe o que é uma Yonkoma continue lendo e descubra ;D
Yonkoma simplesmente é um mangá de tirinhas, essas tirinhas tem quatro quadros e que geralmente tem tamanhos iguais e que podem ser ordenados de cima para baixo ficando em uma linha vertical (praticamente essa forma é a mais popular e praticamente a padrão dos Yonkomas), mas esses quadros também podem ser organizados da direita pra a esquerda assim os painéis ficam numa linha horizontal ou também podem ser organizados em um estilo hibrido de 2x2, ou seja, dois quadros em cima e dois quadros em baixo.

O criador do Yonkoma foi Rakuten Kitazawa (mas ao invés de utilizar seu nome verdadeiro ele usou o nome Yasuji Kitazawa) que em 1902 ele criou o Jiji Mangá que era uma pagina que aparecia nos jornais Jiji Shimpo aos domingos, mas antes de fazer o Jiji Mangá, Rakuten Kitazawa em 1895 havia começado a desenhar quadrinhos com Frank Arthur Nankivell, um artista brasileiro que mais tarde imigrou para os Estados Unidos e se tornou um popular cartunista da revista Puck. Então após isso ele se inspirou e também foi influenciado pelos trabalhos de dois homens que foram Frank Arthur Nankivell e Frederick Burr Opper e assim ele começou a desenhar o Jiji Mangá. E após isso em 1905 ele lançou a revista Rakuten Tokyo Puck, inspirado pelo titulo americano Puck.

Jiji Mangá, número 01

Rakuten Tokyo Puck, volume 01, número 08

A estrutura do Yonkoma é simples de se entender eu já expliquei uma pequena parte e agora para entender melhor deve se entender o que é o Kishotenketsu, que descreve a estrutura e o desenvolvimento das narrativas chinesas e japonesas, mas para se entender ainda melhor é só quebrar a palavra Kishotenketsu e então temos:

Ki: O primeiro quadro forma a base da história; compõe o cenário.
Shō: O segundo quadro se desenvolve a partir da base da história, apresentada no primeiro quadro.
Ten: O terceiro quadro é o clímax, onde ocorre um evento imprevisível.
Ketsu: O quarto quadro é a conclusão, onde são vistos os efeitos do terceiro quadro.



Esses são os três tipos de formas que o Yonkoma pode ser feito, sendo que a primeira onde os quadros estão de cima para baixo seja considerada a forma padrão
(Panel - Painel)

E o Yonkoma é muito utilizado em publicações japonesas como mangás, romances, sessões humorísticas de jornais, revistas de jogos, culinárias e entre vários outros tipos de livros e revistas. Alguns Yonkomas abordam assuntos sérios, mas praticamente são usados em uma forma humorística. Alguns mangás utilizam Yonkomas no final do volume ou do capitulo para, por exemplo, dar um complemento ao assunto ou simplesmente para fazer uma piada um exemplo fácil é o mangá do Fullmetal Alchemist.

E não posso esquecer mais teve um mangá Yonkoma de grande sucesso que foi The Wonderful World of Sazae-san ou simplesmente Sazae-san que foi criado por Machiko Hasegawa em 1946. E o mangá conta a historia de Sazae-san uma mulher que com o avançar da serie os leitores viram muitas transformações como primeiramente antes no inicio do mangá Sazae-san usava kimono e maquiagem para tentar atrair o seu futuro marido e que depois uma grande transformação que ocorre é que ela passa a usar roupas ocidentais, mas outra hora abordo esse sucesso com mais precisão.

Sazae-San, volume 11

Espero que isso ajude muito em termo de explicação, pois muitos otakus brasileiros definitivamente não sabem o que é uma Yonkoma xD e então se você ler essa minha matéria e tem aquele amigo que se acha o SUPER MEGA ROBO GIGANTE DAILEON OTAKU pergunte a ele se ele definitivamente sabe o que é uma Yonkoma xD e então espero que tenham gostado.

Pra finalizar de vez um Yonkoma xD e podem esperar que vai vir mais e mais Yonkomas pela frente e tirinhas tambem ;D

Clique na imagem para amplia-la ;D

0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2012 USS Club - Todos os Direitos Reservados | Design por RKS